top of page
Ronald.jpg

Como definir a Laje?

          A etapa de definição do tipo de laje a ser aplicada em um determinado edifício é muito importante, mas sua escolha não é uma tarefa simples e imediata, devido aos diversos tipos de lajes existentes no mercado. Deve ser embasado por critérios de seleção bem definidos, visto que cada tipo de laje possui diversas peculiaridades (limitações e potencialidades). Placas de concreto são denominadas de lajes, elas são elementos planos que trabalham solicitadas, basicamente, à flexão e recebem cargas perpendiculares a seu plano médio. Nas edificações usuais, a laje é o primeiro elemento a receber as cargas, e tem a função de retransmiti-las às vigas ou diretamente aos pilares, no caso das lajes planas, por exemplo. Nas estruturas de edifícios, as lajes exercem grande importância sobre o consumo de concreto, pois chegam a ser responsáveis por 50% do volume total de concreto utilizado.


          Segundo Boger (2007) as lajes maciças apresentam algumas vantagens como: menor consumo de aço, economizam mão de obra, racionalizam a construção, eliminam o arame de amarração, diminuem o tempo de execução, reduzem as perdas, controlam as trincas e fissuras. Mas também possuem desvantagens como: alto consumo de madeira para fôrmas e escoramento, tempo muito grande para execução das fôrmas e desforma, é mais pesada que os outros métodos construtivos e além de tudo é mais cara. A execução deste tipo de laje se torna bastante simples e rápida depois de montado o tabuleiro de formas. Em relação ao custo elevado de fôrmas, procura-se fazer projetos, sempre que possível, de edificações com pavimentos tipo, ou seja, pavimentos com a mesma geometria para poder utilizar a mesma fôrma várias vezes diminuindo seu custo final. 


          Lajes com bordas livres são casos particulares das lajes apoiadas nas bordas. As lajes lisas e as lajes cogumelo, como definidas na apostila “Fundamentos do Concreto Armado” (BASTOS, 2005), são também lajes maciças de concreto, porém, nessas lajes as cargas e outras ações são transferidas diretamente aos pilares, sem intermédio de apoios nas bordas. Por uma questão de tradição no Brasil é costume de se chamar as lajes apoiadas nas bordas como "lajes maciças". 


          As lajes maciças podem ser classificadas segundo diferentes critérios, como de concreto armado ou concreto protendido, em relação à forma geométrica, tipos de apoios e de armação, quanto à direção, etc. As formas geométricas podem ter as mais variadas formas possíveis, porém, a forma retangular é a grande maioria dos casos da prática. Uma classificação muito importante das lajes é aquela referente à direção ou direções da armadura principal, havendo dois casos: laje armada em uma direção e laje armada em duas direções (BASTOS, 2005).


          Nota-se então que a sua definição, deverá ser feita pelo projetista estrutural e definida além dos embasamentos técnicos estruturais, a facilidade de material e mão-de-obra existente na região. Pois, dependendo do tipo de laje e material escolhido, impossibilitará a execução, devido a diversos fatores: custos, matéria-prima, mão-de-obra especializada e outras regionalidades.

Eng. Civil Ronald Wagner A. Palmela

bottom of page