top of page
Untitled

Porque contratar um Engenheiro Civil?

          Executar uma obra com qualidade, economia e segurança exige conhecimento técnico. O profissional qualificado para exercer esse papel é o Engenheiro Civil, que possui habilidade para coordenar uma equipe com eficiência, gerenciando o projeto baseado no planejamento eficaz, onde será elaborado um orçamento detalhado, um cronograma físico-financeiro determinando o tempo e o custo de cada etapa da obra.

          No planejamento são elaborados projetos que podem ter diversas finalidades, auxiliam no processo construtivo e diminuem consideravelmente os custos. Os projetos mais comuns são: Projeto Arquitetônico, Projeto e cálculo Estrutural, Projeto Hidrossanitário, Projeto de Instalações Elétricas. Entretanto, é importante pontuar que algumas edificações necessitam de projeto para prevenção e combate a incêndio e projetos para adequação e aprovação em órgãos reguladores como a ANVISA.

          Em projetos de médio e grande porte é necessário a formação de uma equipe bem treinada e integrada ao projeto como um todo. Para o gerenciamento acontecer de forma bem harmônica, cada membro da equipe assumirá uma função definida para possibilitar o controle total na gestão do projeto. Esses membros serão subordinados ao gerente de projeto que nesse caso o mais indicado é o Engenheiro Civil, levando em consideração sua formação técnica.

          Independente do porte da obra a presença do Engenheiro Civil é muito importante e faz uma grande diferença no custo e na qualidade do serviço. É ilusão alguém pensar que esse profissional aumenta o orçamento da obra, pois, ele é capaz de executar o empreendimento proporcionando maior economia sem comprometer a qualidade e a segurança durante a execução e após a entrega do projeto.

          "Por tanto, se você é um empresário, construtor ou um cidadão que não é do ramo mas que pretende construir, procure valorizar o capital que você adquiriu com tanto esforço para realizar o sonho de ter sua casa e/ou empreendimento. Pense como é caro o cimento, areia, aço e outros materiais utilizados na construção civil, sem contar os custos de equipamentos e mão-de-obra, tudo isso colocado na ponta do lápis faz diferença no orçamento e no custo real do projeto. Antes de iniciar uma construção, pesquise, consulte um especialista, converse com pessoas que já viveram a experiência de não contratar um profissional, busque o máximo de informações e tire suas próprias conclusões. No mais, sucesso na realização de seu sonho."

Eng. Civil Wellington Gonçalves Valente

bottom of page